terça-feira, dezembro 13, 2005

A Força do Erro

O erro é tido como algo negativo que prejudica gravemente aquele que o comete. Todavia, penso que pode haver muito mais, uma coisa que possa mudar toda a forma de vida das pessoas que vivem sobre o erro.


Diz-se que errar é humano... Porém, eu diria mais, saber errar é crescer! Não nascemos ensinados e aprender é um processo contínuo que decorre ao longo da vida. Como tal penso que saber aprender o que se faz de mal com o erro é fundamental. Primeiro é necessário ver que o erro faz parte do processo contínuo de formação. O erro quando fortuito e corrigido é uma óptima forma de aprender a não voltar a fazer...


Mas, nesta reflexão acerca da condição humana e sobre o erro, também gostava de salientar um pouco algo acerca do erro sistemático. Qual a causa do erro continuo?


Penso que errar uma vez é saber construir e como tal a correcção da atitude é um óptimo meio de lançamento para a aprendizagem. Agora quando se erra repetidamente, será que a pessoa aprendeu? Será que não se aprendeu nada com aquele erro do passado?


Agora quando se trata de saúde, penso que é fulcral ter em atenção o tipo de erro. Na área da saúde não se permite erros graves, estes podem custar caro e ser prejudiciais à vida das populações. Temos de ter consciência que a nossa margem para errar é mínima. O erro não é possível na área da saúde. Temos de estar sempre atentos, as regras são ouro e como tal só o respeito por estas, sem cair em vícios vai possibilitar o crescimento da profissão de Enfermagem e o reconhecimento desta pela população, não só daqueles que fazem o bem, mas também aquele que fazem Bem!

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com