sábado, dezembro 24, 2005

A Triste História de Natal

Não este não é mais um post acerca da beleza do Natal. Esta vai ser sim uma opinião muito fria e insensivel do que é o Natal...


Recebi neste momento, 18horas do dia 24 de Dezembro 7 mensagens de Natal, tendo em conta que cada uma custa 0,15 cêntimos (aproximadamente) são nada mais nada menos que 1 euro e 5 Cêntimos que acabou de ser dado a operadoras de telemóveis. Como já avisei que não vou mandar sms de Natal a ninguém a não ser a quem me enviar conto não contribuir para dar dinheiro aqueles que fazem do Natal uma triste história de consumismo desenfreado...


A triste história começou com a simples ideia dos reis magos darem ao menino Jesus, prendas. Coisas simbólicas que simbolizavam a subserviencia dos reis magos perante o salvador da Terra. Alastrou e como tudo o que parte da igreja foi deturpado e foi transformado em algo que não é mais do que um aumentar ainda maior da diferença entre pobres e ricos.


Então o que é o Natal. Muitos dizem que é um tempo de partilha, de compaixão, de amizade, de caridade. Eu revolto-me e digo BASTA... Basta de hipocrisia, basta de doar coisinhas que nada resolvem os problemas das pessoas que dia após dia passam fome. Basta de dar prendas uma vez por ano, quando o restante do ano não queremos saber dessas pessoas. Que espírito é este que começa no dia 20 de Dezembro e morre 10 dias depois? Que espírito é este que em vez de ajudar apenas afunda mais, em tristes sentimentos aqueles que nada têm e muitas vezes não têm sequer uma família com quem passar o Natal?


Basta de hipocrisia e façam não o Natal, mas sim a solidariedade e o bom senso de fazer que aqueles que efectivamente não têm nada, passem a tê-lo e aí sim, quando não vou fome, solidão no mundo, poder-se-á falar em Natal e em amizade. Porque votos destes dão-se todos os dias. Não apenas hoje, numa data puramente de marketing e de consumismo.


Saudações aqueles que tentam fazer o "Natal" todos os dias...

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com