segunda-feira, janeiro 02, 2006

O Risco?

Estava agora a ver um debate na RTP1: Programa: Prós e Contras. Não faço ideia do tema, e não prestei atenção inicial. Todavia, deparei-me com algo curioso e que quero partilhar convosco.


Em Portugal para um dos participantes, não existe risco. Não poderia estar mais de acordo, não há espirito de risco. Dou o exemplo, do Ensino Escolar obrigatório, todos os alunos são passados mesmo que não tenham aproveitamento. Porquê? Porque não se admite que é preferivel, reprovar para que depois se volte a reflectir e a tomar melhores medidas?


Porque é que um funcionário público mesmo tendo um aproveitamento negativo e produtividade nula mantém o seu posto de trabalho e o dinheiro ao fim do mês se nada faz? É esta maquina que queremos? Uma máquina pesada que favorece aqueles que nada fazem?


Porque não existe neste país um espirito de arriscar? De fazer com que os melhores consigam efectivamente singrar e formar aqueles que poderão um dia ser melhores que o mestre? Porquê garantir tudo a todos, quando sabemos que isso nos leva ao fim?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com